Mendoza, Santiago, muito vinho, ótima comida e a maior piscina do mundo!


Nossa Experiência:abrir
Contexto: Viagem para visitar Vinícolas na Argentina e Chile
Companhia Aérea: Lan
Notas: Fizemos tudo por conta própria: passagens (decolar.com), hotéis (booking.com) e roteiro.
Dica:
Beba MUITA água, e mais ainda se for no calor!
Prósabrir
Ótimos Vinhos
Só mendoza tem 800 bodegas (vinícolas), sendo que mais de 200 podem ser visitadas. E o Chile é famoso por seus vinhos (em geral amadeirados).

Preços baixos (principalmente se pagarmos em dólar)
No mercado paralelo o real vale muito e o dólar mais ainda! Isso acaba deixando tudo bem mais acessível.

Paisagens de Montanha
A rota entre as duas cidades, Mendoza e Santiago, é feita por entre as montanhas da Cordilheira dos Andes. E no caso da primeira, é possível vê-la sempre de fundo.

Culinária
Alguns dos melhores restaurantes, bem como melhores refeições, conhecemos em Mendoza e no Chile
Contras:abrir
Em Santiago não se pode beber na rua
Claro que só vale para bebida alcóolicas, mas é bem chato pra quem gosta de aprecisar uma boa cerveja ao ar livre - principalmente sob calor de mais de 30 graus).

Mendoza e sua difícil (impossível) localização
Em Mendoza há diversas ruas com o mesmo nome, e pouquíssimas placas. Estávamos de carona com locais e eles mesmo se perderam diversas vezes para chegar em algumas bodegas.
Gastronomiaabrir
A culinária porteña é famosa por sua Parilla, e em Mendoza não é diferente. Já no chile, há diversas opções de restaurantes de comida internacional, além dos pratos locais à base de abacate e batatas.

Pratos:
- Vinhos - novamente, não precisa nem dizer que ambos os países tem imensa tradição na arte de fabricar vinhos, posicionando alguns de seus rótulos sempre entre os melhores do mundo.
- Cerveja - mas não é só de vinho que se vive! E tanto a Argentina quanto o Chile tem bons exemplares de cervejarias gourmet. O destaque nesse caso fica para a Cervejaria Antares, em Mendoza.
- Centolla - uma espécie de caranguejo gigante, típico de regiões do Chile, como Santiago, é sem dúvida imperdível! (mas cuidado, pois os preços podem variar MUITO!)
- Double Down - Santiago é uma das poucas cidades no mundo fora dos EUA (e até dentro) que possuem este delicioso sanduiche em seus KFCs.
- Pisco Sour - Bebida clássica no Chile. Uma mistura do destilado de vinho, com suco de limão (ou lima) e algumas vezes sal nas bordas.
- Mote con huesillo - Bebida local no Chile, feita pro verão. Não contém álcool (mas ainda assim vale a pena experimentar). É uma bebida um pouco licorosa, feita com trigo, pêssegos cozidos no açúcar, água e baunilha (e as vezes mel). É um pouco doce, mas muito refrescante, lembrando um chá mate.

Restaurantes Imperdíveis:
- GiratórioAssim como ocorre com o La Vista, em Punta del Este, o Giratório é um restaurante no topo de um alto edifício, cujo plataforma onde estão dispostas as mesas, fica girando (muito lentamente) dando a possíbilidade de se ter uma ótima refeição com vista para toda a cidade de cima.
- Cervejaria Antares - onde são fabricadas umas das melhores cervejas argentinas, se não as melhores, e também do mundo.
- Cave de CanoEmbaixo de uma bodega, o restaurante que quer fazer o freguês se sentir em casa nos propociou uma das melhores experiências gastronômicas que já tivemos - dica valiosíssima de nosso taxista e guia improvisado, Daniel. Mesa farta, ambiente bucólico, vinho incluso (sem limite), sobremesa, whisky e um charuto para finalizar! - no nosso caso, em ótima companhia, ainda por cima. É para parar e curtir a vida!
- Familia Zuccardi - outra FANTÁSTICA jogada do destino. A bodega possui 2 restaurantes. Um de parrilla (mais disputado) e outro de massas que fica junto ao setor de produção de azeite deles - vá nesse!!! Foi onde tivemos uma das mais saborosas refeições de nossas vidas! Aproveite e conheça a fábrica de azeite e prove cada um para se surpreender... e nunca mais conseguir tragar os pseudo-virgens.

Além disso, alguns restaurantes famosos - inclusive o único da América do Sul com estrelas Michelin - estão nessa rota.
- 1884 - o único restaurante da América do Sul a ter uma estrela no Guia Michelin. Fica num local sensacional, onde antes funcionava uma bodega.
- Como água para Chocolate - Ambiente e pratos fantásticos - mas custoso.
Roteiro Sugerido:fechar
Cidades e Locais: (clique para ir direto)
- Mendoza
- Santiago
- Valparaiso
- Viña del Mar
- Algarrobo

Quantos dias?
Em Mendoza é possível ficar visitando bodegas ad infinitum, mas recomendamos em torno de 5 dias (para poder curtir bodegas com calma, passeio pelas montanhas e ainda visitar pontos turísticos)
Santiago não nos surpreendeu, pois achamos parecida com São Paulo. Em função disso, acreditamso que 2-3 dias bastam para conhecer o que ela tem de melhor para oferecer.
Viña del Mar e Valpaíso podem ser visitados em 1 dia cada (se você quiser ir numa boa)
Algarrobo, depende de você - você vai entender na sessão a respeito da cidade! rs

Quando ir?
Como é bem variado, decidi copiar os conselhos de um site:
"A melhor época para conhecer Mendoza depende do objetivo da sua viagem. Se for ver a colheita, a dica é visitar a cidade em Fevereiro. Se for conhecer as vinícolas e degustar vinhos, a sua viagem pode ser feita em qualquer época do ano. Se deseja esquiar, os melhores meses são Julho, Agosto e Setembro. Se deseja esportes de aventura, visite Mendoza entre Outubro e Abril. Se deseja fazer passeios e caminhadas no Aconcágua ou até o campo base, escolha dos meses do verão (Dezembro, Janeiro e Fevereiro)".

Onde ficar?
Decidimos colocar essa informação em cada cidade abaixo. Os critérios para as escolhas foram: localização / acessibilidade / preço / comodidade - mais ou menos nessa ordem.

Falam minha língua?
A língua local é o espanhol. Em geral entendem muito pouco o português, mas é possível se virar.


* * *
Dica:
Faça uma pesquisa para decidir a moeda a levar na viagem. Em geral a melhor opção é o dólar, que possui boa cotação no Chile (onde será trocado por pesos chilenos numa casa de câmbio - NÃO ABREM AS DOMINGOS!) e uma excelente cotação no mercado paralelo argentino.
Muita gente não sabe como utilizar o mercado paralelo. Bem, é bem simples, basta perguntar ao taxista do aeroporto ao seu hotel onde trocar dólares ou reais, e ele indicará alguém - em geral uma pessoa que te diz a cotação e troca na hora.
* * *

MENDOZA

Mais de 200 vinícolas visitáveis!
Alta Montanha
Com esse número de possibilidades, é difícil escolher quais bodegas visitar, não é?
Ainda que dificilmente se erre, vamos citar algumas mais conhecidas e alguns achados como sugestão.
Recomendamos reservar com antecedência.

Bodegas:
- Trapiche - é possível reservar pelo site. A bodega é bem bonita, o tour inclui visita aos vinhedos e à fábrica, onde se conta o processo dese como era feito antigamente. A degustação final é feita numa sala própria toda de madeira e possui muitos rótulos explicados um a um por um sommelier.
- Altavista - é possível reservar pelo site. O lugar é lindo, e possuem guias que falam português. A visita dura menos de 1hora, com direito à degustação de diversos rótulos nas opções "normal e premium"
- Familia Zuccardi - é possível reservar pelo site. Um dos melhores almoços de nossas vidas fizemos nessa bodega - ver mais na sessão de Gastronomia, acima. Além disso, a desgustação é muito boa, e se pode comprar tanto vinhos quanto deliciosos azeites.
- Cava de Cano - um farto banquete, regado à vinho! - ver mais na sessão de Gastronomia.

Algumas que não fomos, mas nos indicaram. Gostaríamos de conhecer se tivéssemos mais tempo:
- Catena Zapata
- Chandon - a sugestão é marcar um almoço com harmonização!

Além disso:
Ainda que você não beba vinho, há bons passeios em Mendoza - claro que não é a mesma coisa.
Há de passeios radicais como escaladas e trilhas, até calmos como termas. Destes, 2 são os mais procurados, mas chegando em qualquer hotél você terá acessoria para escolher dentre muitos outros.
- Cacheuta - termas quentes naturais. Sempre cheias de mendocitos, se trata na verdade de um parque aquático de água naturalmente quente (embora há piscinas geladas).
- Alta Montanha - um passeio de dia inteiro pela estrada dos Andes, passando por Potrejillos, até a entrada do Aconcágua. NÃO INDICADO se você já vai fazer o trajeto Mendoza-Santiago de ônibus.

Dica:
Reserve as visitas com antecedência!
Beba muita água!!!
É possível fazer 2 bodegas por dia. 3 se forem pequenas.

Comer:
Tem muita coisa boa na sessão gastronomia, acima!


CLIQUE E VEJA
A GALERIA DE MENDOZA


SANTIAGO

Uma cidade com belezas, mas que não nos conquistou.
Prédio da Prefeitura
Ok, então vale visitar? Sim.
Fique alguns dias, e como disse um amigo: "na dúvida, viaje!"

Onde ficar?
Ficamos próximos ao Patio Bellavista, uma espécie de shopping/galeria com muitas opções de restaurantes, e que fica sempre bem agitado de noite. Recomendamos. Embora qualquer lugar do centro próximo ao metrô você deve estar bem servido.

Pontos de interesse:
- Paseo Ahumada - rua principal da idade, onde você pode fazer compras e trocar dinheiro.
- Museu Nacional de Bellas Artes - boa seleção de artistas locais e alguns europeus.
- Mercado Central - para quem conhece São Paulo, é o "Mercadão" deles. Diversas tendas de frutas, verduras, peixe, carne, tranqueira, e alguns restaurantes que servem a centolla e disputam o cliente no tapa!
- Plaza de Armas - considerada o marco zero da cidade. Onde estão alguns prédios históricos como o edifício dos Correios e a Catedral.
- Catedral Metropolitana de Santiago
- Cerro Santa Lucia
- um morro repleto de escadas e rampas, cujas 2 grandes belezas são a fonte - no meio do caminho - e o mirante - no topo.
- Cerro San Cristóbal - outro morro, este mais famoso por conta de seu santuário no topo, onde está uma estátua enorme da virgem (lembra o Cristo do Rio de Janeiro, que para nós é mais bonito e imponente, mas pode ser chovinismo).
- Museu La Chascona - reserve com antecedência no site. Se trata da casa que o poeta Pablo Neruda costruiu para sua amante Matilde (que tinha cabelos ruivos bagunçados (chascona = bagunçada)), possui visita guiada.

Além disso:
Não deixe de visitar a bodega Concha y Toro! Reserve antes pelo site.
Para chegar lá siga os passos abaixo:
  • Pegue a linha 4 (azul escuro) do Metro de Santiago até a estação Las Mercedes.
  • Uma vez fora do trem, saia da estação terminal, pegue a saída que diz “Concha y Toro Ocidente”.
  • De lá você pode tomar um táxi ou Metrobus (ônibus) para a bodega. Os Metrobus N ° 73, 80 e 81 servem.
  • Nota: Um táxi da Estação Las Mercedes até a bodega costuma custar cerca de $ 3.000 pesos chilenos.

Dica:
A dica MUITO IMPORTANTE aqui é subir o Cerro Sán Cristóbal de teleférico e voltar a pé DESCENDO o morro, não o oposto.


CLIQUE E VEJA
A GALERIA DE SANTIAGO


VALPARAÍSO

Se prepare para andar, subir e descer ladeiras.
A cidade é alcançável de ônibus de Santiago - saem da estação Universidad de Santiago.
Um dos mirantes escondidos de Valparaíso
Uma cidade que nos lembrou muito o Rio de Janeiro, com seus morros repletos de casinhas que são a principal atração do lugar.

Os morros são chamados "Cerros" e existem vários. O mais famoso é o Cerro Concepción, e é possível tomar um funicular para subir até o topo. Depois é só começar a pessear e encontrar seus pequenos tesouros, como restaurantes franceses e pquenos mirantes mais escondidos.

Em geral, no próprio guiche do funicular, ou no centro de visitantes, é possível adiquirir um mapa para facilitar a localização dos principais mirantes.

Acreditamos que a cidade possa ser visitada em apenas meio-dia. Contudo, se você tiver mai stempo disponível, fique para conhecer a cidade de noite, dizem ser bem charmosa.

Então o que fazer mesmo?
- Mirantes
- La Sebastiana -
uma casa-museu de Pablo Neruda.

Dica:
Use sapatos confortáveis ou tênis.

Comer:
Le filou de Montpellier - Na Calle Almirante Montt 382


CLIQUE E VEJA
A GALERIA DE VALPARAÍSO


VIÑA DEL MAR

A cidade onde ocorre o grande espetáculo de fim de ano, também tem belezas arquitetônicas e naturais.
Fica há pouco tempo de trem de Valparaíso, o que leva muitos turistas (como nós) a tentarem fazer as duas cidades em um único dia.
Para fazer esse trajeto, vá até a estação de trem de superfície - Merval - que faz a rota pela orla até as 22hrs.
Castillo Wulff
Nenhum ponto de Interesse é realmente indispensável. No entanto citaremos alguns de todo modo.

Pontos de Interesse:
-
Plaza José Francisco Vergara
-
Palácio Vergara - onde está o Museo de Bellas Artes (em ruínas por causa de um terremoto)
- Palácio Rioja
- Palácio Carrasco - abriga também a biblioteca da cidade.
- Castillo Wulff - a beira-mar (rende boas fotos).

Fora isso, vale muito a pena andar pelas praias que tem um bonito pôr-do-sol.

Dica:
Nem todos os restaurante à beira-mar servem bebidas alcóolicas. Fique atento e pergunte antes, se isso faz diferença pra você também.

O Hotel Hyatt permite a entrada de não-hospedes em seu lounge e na área da piscina. É possível, por exemplo, tomar um pisco sour sentado em uma das cadeiras com vista para o mar.


CLIQUE E VEJA
A GALERIA DE VIÑA DEL MAR


ALGARROBO

Aqui está o hotel com a maior piscina do mundo! Precisa dizer mais alguma coisa?
Há um ônibus de Valparaíso para a cidade direto.
Vista do Terraço do Resort San Alfonso del Mar
Sim, não há muito o que fazer na cidade além de ficar no Resort San Alfonso del Mar aproveitando a piscina que é de frente para o mar. Mas só isso já vale muito a pena.

O lugar é lindo e na passagem de ano soltam-se fogos de artifício da praia em frente.

Prós:
- Vista Linda!
- Maior piscina do mundo, com vista pro mar.
- Praia privativa

Contras:
- Não é permitido beber álcool na praia!
- Nem todos os apartamentos possuem espreguiçadeiras próprias! Tome cuidado antes de reservar e alugar.
- Depois de um acidente em 2010, ficou proibido o ingresso à parte mais funda da piscina (ou seja - preste atenção! - só é permitido ficar próximo à borda ) e também acessar a piscina à noite.
- O tobogã de água não é aberto o ano todo.

Dica:
Reserve com antecedência, porque, apesar de chamarmos de hotel ou de resort, na verdade se trata de um condominio fechado com apartamentos para alugar. Você precisa entrar no site e reservar um deles (que em geral são de 4-7 pessoas).

Comer:
Próximo ao hotel há um mercado para que se possa comprar água, cerveja (e o que mais importa?), queijo, pão e outras coisas do tipo.
Além disso, próximo ao supermercado há alguns restaurantes e uma casinha de empanadas muito boas e por preço justo.


CLIQUE E VEJA
A GALERIA DE ALGARROBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário